8.7.07

Mais Änïmä Minas no Altas Horas

Quando eu estava pesquisando a vida do Milton Nascimento para escrever a biografia, descobri várias histórias de bandas que se formaram quase “por acaso”, ou melhor, sem a intenção de constituir um grupo para fazer carreira. Músicos que se reuniram por algum motivo e, quando perceberam, haviam se tornado uma banda. Ao ver o Änïmä Minas, lembro dessas histórias.

Primeiro, o convite do Milton para quase trinta músicos, a maioria de Três Pontas, gravarem com ele a faixa “Paciência”, para o DVD Pietá. Depois, nos lançamentos do livro “Travessia”, eu e o Felipe tivemos a idéia de ter uma apresentação musical, para animar um pouco mais os eventos e prestar uma homenagem ao biografado. De um conjunto de quatro músicos, resolvemos convidar 12. Foi uma correria só. Conseguir patrocínio - afinal era muita gente - ensaiar, montar o repertório, alugar som e, por último, poucos dias antes do primeiro lançamento, a questão: precisavam de um nome para imprimir nos convites. Surgiu então o Änïmä Minas. Änïmä do título de um álbum do Milton Nascimento. Änïmä de alma, alma das Minas Gerais.

Foram quatro lançamentos e o primeiro, em Belo Horizonte, surpreendeu tanto os presentes que o estreante Änïmä Minas recebeu dois convites, ali mesmo: se apresentar com o próprio Milton em dois shows no Canecão, no Rio de Janeiro, e participar de um show comemorativo do Clube da Esquina, na capital mineira, organizado por Toninho Horta. E quando a vida voltou ao normal e tudo parecia ter sido apenas uma aventura, outro convite: tocar e cantar com o Milton (outra vez o Milton...) no programa Altas Horas especial de aniversário do Serginho Groisman. Com feras como Erasmo Carlos, Lulu Santos, Jota Quest, Daniela Mercury e Nasi, do Ira. Se ainda restava alguma dúvida sobre o potencial do Änïmä Minas, mesmo para cada um deles, o programa veio dizer, com todas as letras: ei, vocês tem talento, aproveitem a oportunidade. Agora, basta saber aproveitar, mas isso é outra história.

O fato é que foi muito legal. Mesmo as 13 horas e 40 minutos passadas na Globo de São Paulo sem fazer quase absolutamente nada, esperando a hora de passar o som, na quinta-feira, dia 28 de junho. E, quando todo mundo começava a ficar meio irritado, a produção nos mandava comer... Isso mesmo, como disse o David Castro, um dos integrantes: “Pelo menos ficamos muito bem alimentados”. Digo isso, porque eu fui ajudando na produção, e adorei essa tarefa. Transitando livremente pelos corredores da Globo, passando as instruções para os músicos, negociando com a produtora e o diretor do programa, organizando figurino, encaminhando os rapazes para a maquiagem! Foi muito divertido, embora cansativo. O Felipe Duarte também ficou exausto, porque foi ele quem, bravamente, tomou a frente para organizar os ensaios e resolver a parte técnica da banda, com a ajuda importantíssima do Marco Elizeo e André Duarte. Sem os três, a apresentação não teria acontecido.

Na quinta, o chá de cadeira teve, pelo menos, a vantagem dos meninos ficarem familiarizados com o estúdio e de assistirem o belo ensaio do Erasmo Carlos com a Daniela Mercury, depois com o Milton Nascimento. Ao fim da noite, foi a conta de passarem as músicas com o Milton e tiveram que interromper a passagem de som, porque o horário da equipe técnica havia vencido. Fomos para uma churrascaria comer rodízio, tudo pago pela Globo, claro. No dia seguinte, às 10 da manhã, todos de novo no estúdio do programa, para, finalmente, passar o som, em apenas uma hora.

Mas, no final, deu tudo certo, e foi lindo. Em San Vicente (que vai ser exibida no Altas Horas do dia 14 de julho), Daniela Mercury ficou tão emocionada que teve que sair do palco para chorar. Foi mesmo emocionante. Estavam ali também, o ator Dan Stulbach e as atrizes Flávia Alessandra, Ingrid Guimarães, Mel Lisboa, Guilhermina Guinle e Marjorie Estiano. O apresentador Serginho Groisman adorou o programa e a escolha dos convidados. Como ele próprio disse ao Änïmä Minas, foi uma bela estréia na TV. Espero que a primeira de muitas. Parabéns aos integrantes e todo sucesso do mundo!

* Estiveram no Änïmä Minas no Altas Horas, os músicos: Felipe Duarte, Marco Elizeo, André Duarte, João Victor, Fernando Marchetti, Ismael Júnior, David Castro, Ademir Xavier, Heitor Branquinho, Hugo Branquinho, Paulo Loures, Bruno Morais, Clayton Prósperi, Adriano Kamizaki e Paulo Francisco (Tutuca).

(Texto publicado no Correio Trespontano, dia 07/07/2007)

Até!
Maria