24.11.08

Darcy Ribeiro, livro e documentário

Lançamento do documentário “Darcy Ribeiro: um vulcão de idéias” e do livro “Darcy Ribeiro: Utopia Brasil”, ambos de Isa Grinspum Ferraz, no Museu AfroBrasil

Parque do Ibirapuera, dia 20 de novembro, às 20 horas


Quem é Darcy Ribeiro?

Educador que lutou pela escola pública de período integral e criou universidades. Antropólogo que estudou a civilização tropical brasileira e defendeu os índios. Escritor de romances. Ministro e senador. Homem de ação apaixonado pelo Brasil e os brasileiros. Pai do “socialismo moreno” e inventor do Sambódromo...

Glauber Rocha chamou-o de “gênio da raça”. Antonio Cândido disse que Darcy foi “uma das grandes inteligências do Brasil de todos os tempos”. Polêmico, amado e perseguido, respeitado e contestado, traduzido no mundo inteiro, Darcy não foi um, foi muitos.


O documentário

O documentário dá uma dimensão da multiplicidade de aspectos presentes na vida e na obra de Darcy Ribeiro – vida e obra que se confundem -, destacando o seu trabalho como educador e o seu importante papel como pensador do Brasil no século XX.

O programa é uma espécie de autobiografia super-ilustrada e vivaz. Polêmica como Darcy era polêmico. A narração é construída com trechos de falas do próprio Darcy - sejam elas registradas por mim em diferentes momentos de sua vida, sejam extraídas de material de arquivo, sejam excertos de livros e textos do autor.

A linguagem é ágil e dinâmica, construída com imagens, fotos e textos em uma espécie de mosaico de idéias e ações; registros em vídeo, áudio e um grande acervo de fotos, entrevistas concedidas por Darcy a inúmeros canais de comunicação; fragmentos de suas obras lidos por personalidades próximas a ele (Oscar Niemeyer, Antonio Candido, Ailton Krenak, Moacyr Werneck de Castro, entre outros).


O livro

O livro reúne cinco textos inéditos, sínteses geniais e apaixonadas que desvendam uma poderosa utopia brasileira. Neles, Darcy Ribeiro dá voz às grandes questões que pautaram sua atividade intelectual: os índios e as peculiaridades da civilização brasileira, educação, política e a “vocação para a alegria” do povo brasileiro. Além de artigos, discursos e uma ficção futurista, “Utopia Brasil” traz ainda uma entrevista reveladora e instigante com Darcy, Glauber Rocha, Mario Pedrosa e Ferreira Gullar após a volta do exílio.