16.6.08

Julho é mês de cultura

Para os amantes da cultura, julho é um mês cheio de programação... Quem me dera poder participar de tudo! Vamos lá:

Semana Roseana: Todos os anos Cordisburgo (uma cidadezinha mineira com pouco mais de 8 mil habitantes) abriga a Semana Roseana, dedicada ao seu filho mais ilustre, Guimarães Rosa. O diferente aqui, é que a comunidade possui contadores de histórias liderados pelo Brasinha, que interpretam, contam e conduzem os visitantes pelo universo mágido do escritor. Esse ano, a Semana Roseana comemora os 100 anos de Guimarães Rosa. De 20 a 27 de julho.

Flip: A Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) é diferente, porque possui o glamour de um grande evento da literatura (mas a peculiaridade da Semana Roseana não deixa por menos). Evento literário mais badalado do Brasil nos últimos anos, traz escritores internacionais de renome e grandes autores brasileiros. De 2 a 6 de julho.

Festival de Inverno da UFMG: Tradicionalíssimo, o festival - que durante anos aconteceu em Ouro Preto - é realizado em Diamantina. Vale à pena não só pelas oficinas e cursoso como pela programação cultural. Muito bom mesmo... Mês de julho.

Festival de Inverno da UFOP: Depois que o Festival de Inverno da UFMG deixou Ouro Preto, a Universidade Federal de Ouro Preto criou seu próprio festival, para não deixar a tradição morrer. E deu certo. Nos mesmos moldes do antecessor, oferece oficinas e cursos. Mês de julho.

Pena que meu dente ciso arrancado ainda dói... E pena que não posso ir em tudo.
Mas, quem puder, se aventure...

Até!
Maria